Aluguel de vans para Petropolis

Petrópolis

Petropolis é o maior município da região serrana tem muitos atrativos, que faziam da cidade o destino favorito do imperador Dom Pedro II. O clima refrescante, a vegetação sempre presente e a ótima infraestrutura turística tornam o destino um dos mais cobiçados do Rio de Janeiro.

Catedral de São Pedro de Alcântara

catedral são pedro
catedral de são pedro

A Catedral de São Pedro de Alcântara fica localizada no charmoso Centro de Petrópolis, na famosa Avenida Koeler. A igreja tem como santo padroeiro o frade espanhol São Pedro de Alcântara, mas alguns historiadores afirmam que ela leva o sobrenome do segundo monarca brasileiro, responsável pela urbanização da cidade, mas que não é santo.

Trata-se de um dos principais pontos turísticos para se conhecer em Petrópolis. Construída em 1884, possui estilo neogótico francês. Os vitrais, pinturas e esculturas são espetáculos à parte.

A catedral é um dos edifícios mais bonitos do Brasil, ótimo para ter uma noção do que é uma igreja (neo)gótica sem ter ido à Europa.

Outro ponto de interesse é o interior da catedral que abriga o Mausoléu Imperial. O espaço guarda os restos mortais da família imperial, como Dom Pedro II, sua esposa Tereza Cristina, e sua filha, a Princesa Isabel.

Museu Imperial

museu imperial
museu imperial

O Museu Imperial é um palácio imponente que apresenta um estilo neoclássico. Fica situado no Centro Histórico de Petrópolis, próximo a Catedral, e é hoje um dos maiores pontos turísticos de Petrópolis.

Este palácio foi construído por Dom Pedro II na fazenda que seu pai, Dom Pedro I, comprara para passar longas temporadas com a família.

O museu é enorme e lindíssimo. Durante a visitação, o turista tem acesso a milhares de itens históricos (móveis, roupas, documentos, pinturas, esculturas e fotografias). As exposições estão organizadas em cômodos bem conservados, remetendo àquele período do Segundo Reinado.

Outra característica interessante do Museu Imperial, principalmente para as crianças, é o fato de que é preciso usar pantufas para andar pelo museu, para não arranhar o assoalho. Eu adorava quando pequena!

Além do palácio, o terreno dispõe de belos jardins e demais anexos que oferecem exposições e tantas outras atrações culturais.

Uma das atividades mais conhecidas do Museu Imperial é o espetáculo de Som e Luz de Petrópolis, que acontece durante a noite (especificamente de quinta a sábado – por volta das 20h). Nele são projetadas na fachada do museu diversas imagens que contam a história do local.

Palácio de Cristal

palacio de cristal
Palacio de Cristal

O Palácio de Cristal possui esse nome por ser revestido quase inteiramente por vidro. Sua estrutura é feita em ferro. A inspiração para a construção desta edificação veio do Palácio de Cristal de Londres e do Palácio de Cristal do Porto.

Erguido em 1844 com a finalidade de ser o local que abrigaria as exposições de flores e pássaros, o Palácio de Cristal foi um presente do Conde d’Eu a sua esposa, a Princesa Isabel.

Cervejaria Bohemia

cervejaria bohemia
Cervejaria Bohemia

Petrópolis abriga uma das fábricas de cerveja mais antiga do Brasil, a Cervejaria Bohemia. Para quem curte uma geladinha, conhecer a fábrica da Cervejaria na cidade é quase que uma obrigação.

Inaugurada originalmente em 1853 e recentemente aberta ao público para visitação turística, a Cervejaria Bohemia conta com 20 ambientes bem estruturados. Os espaços reúnem gastronomia com entretenimento, bem como curiosidades acerca da bebida. O passeio leva o visitante a entender a história da fábrica, da marca e da produção de cerveja como um todo.

Além de poder saborear o chope e os diferentes tipos de cervejas produzidas ali, o turista também tem a oportunidade de conhecer o boteco Bohemia. O espaço oferece petiscos deliciosos, além de música ao vivo aos finais de semana.

Avenida Koeler

Avenida Koeler é a rua mais famosa de Petrópolis e também a mais cara da cidade. Abriga belíssimas mansões e reune diversos edifícios históricos que são tidos como patrimônio histórico do Brasil.

Para se ter uma ideia, entre as atrações da Avenida Koeler estão:

  • Casa da Princesa Isabel que não está aberta a visitação, mas pode ser vista de fora;
  • Solar Dom Afonso – um maravilhoso casarão construído no estilo neoclássico, onde hoje funciona um hotel;
  • Praça da Liberdade, um local que retrata muito bem a história do país, pois ali era onde os ex-escravos se reuniam para negociarem a liberdade daqueles que ainda estavam nas senzalas.
  • Museu Palácio Rio Negro – construído em 1889 pelo Barão do Rio Negro, é uma das residências de verão historicamente usadas pelos presidentes do Brasil, especialmente quando o Rio de Janeiro era a capital. Hoje lá funciona um museu que se destaca pela arquitetura eclética do conjunto e por contar com um amplo acervo de mobiliários e objetos históricos, além de outras demais curiosidades relacionadas a outros momentos políticos do Brasil.

A Avenida Koeler tem nome em homenagem a Júlio Frederico Koeler, responsável pelo projeto de urbanização da cidade.

 

Casa de Santos Dumont

casa de santos dumont
casa de santos dumont

O Museu Casa de Santos Dumont é também um dos pontos turísticos de Petrópolis que mais recebe visitantes. Trata-se da antiga propriedade de veraneio do Pai da Aviação.

Conhecida também como “A Encantada”, a Casa de Santos Dumont abriga um grande acervo com objetos pessoais do inventor. Destacam-se os itens projetados por ele, como o chuveiro e a cama.

Construída em 1918, a casa conta com algumas peculiaridades em seu projeto. A escada, por exemplo, possui meios-degraus em formato de raquete. Santos Dumont era muito supersticioso e a escada foi uma forma de obrigar que todos entrassem em sua casa com o pé direito.

Outras curiosidades a se destacar são a estrutura e o mobiliário. Ambos foram pensados para os 1.52 metros de altura de Santos Dumont. Logo, quem é mais alto, tome cuidado ao passar pelas portas.

 Casa do Colono

A Casa do Colono é outro museu importante para se conhecer em Petrópolis.

Construída por imigrantes alemães, a casa mostra como era o modo de vida dos primeiros colonos que chegaram à cidade. Além disso, guarda antigos móveis e utensílios utilizados, bem como outros instrumentos pessoais usados no período.

Localizada no bairro da Castelânea, a Casa do Colono foi erguida em 1847, sendo depois transformada em museu somente em 1976.

 

A ABCVANS oferece o melhor serviço para os nossos clientes, então voce que quer passar um final de semana em Petropolis uma cidade cheia de historia não perca tempo.

Faça seu orçamento agora mesmo: https://wa.me/message/IPVFTRELZHOZA1

Podemos guardar cookies?

Clicando em "Sim" você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para promover marketing personalizado, melhorar sua navegação e experiência em nosso site. Acesse nossa Política de privacidade.

Desenvolvido por PandoraWs