Tiradentes
Vai te surpreender positivamente em todos os sentidos, e você vai se apaixonar por cada detalhe desse lugar. A começar pelas construções antigas em seu centro histórico repleto de igrejas e museus.
Para os amantes da natureza, há várias cachoeiras para admirar além da vista da Serra de São José. Sem falar nas comidinhas com tempero mineiro que todo mundo adora! Fizemos um super guia com todas as dicas para tornar sua viagem a Tiradentes inesquecível.
História de Tiradentes
A cidade de Tiradentes nem sempre teve esse nome. A partir de 1702, paulistanos descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, área denominada Arraial Velho. Anos mais tarde, e mais concretamente, em 1718, foi elevada a Vila de São José em homenagem ao Infante D. José de Portugal. Vila foi um dos principais centros de exploração de ouro em Minas Gerais até o século 18, mas quando o ouro escasseou, a área começou a cair no esquecimento.
Igrejas e capelas em Tiradentes
Igreja de Santo António Ao planejar o que fazer em Tiradentes, você já deve saber que encontrará muitas igrejas pela frente. Primeiramente, vamos falar sobre o principal cartão postal da cidade, a Igreja Matriz de Santo Antônio.
A igreja fica no topo de uma encosta de paralelepípedos e foi construída durante a corrida do ouro no início do século XVIII. Na época, a cidade de Tiradentes era conhecida como Vila de São José do Rio das Mortes. Décadas depois, Aleijadinho a reformou, e a igreja, com sua fachada branca e amarela, ainda vê a Serra de São José no horizonte.
Entrando na formação, o que me chamou a atenção foi uma decoração primorosa com mais de 480 catos de ouro e seis altares. Esta é uma beleza e riqueza surpreendentes. Por favor, note que a fotografia é proibida.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
A história da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é, ao mesmo tempo, muito triste e muito bonita.
Assim como outras igrejas de Tiradentes, ela também foi construída por negros, no início do XVII. Mas a grande diferença é que ela foi construída para que eles pudessem frequentar.
Já no interior da igreja, há uma quantidade bem menor de ouro e, segundo os locais, ele foi roubado dos senhores dos escravos. Além disso, há um lindo arco de pedra com a imagem dos quinze mistérios do Rosário.
Muitos dizem que o autor do arco é Manoel Victor de Jesus, um artista negro responsável por decorar outras igrejas da cidade.
Capela de São Francisco de Paula
Localizada no alto de uma colina, a Capela de São Francisco de Paula também foi construída no século XVIII, mas quase não fica aberta para o público.
Por aqui, a principal atração é deitar no gramado e assistir ao pôr do sol, que é o ângulo mais bonito da cidade.
O que também atrai a atenção dos turistas é o Cruzeiro com os símbolos da Paixão de Cristo, e você ainda tem uma vista privilegiada para a Igreja Matriz de Santo Antônio.
Capela de São João Evangelista
Mais uma construção datada no início do século XVIII: a Capela de São João Evangelista é a maior de Tiradentes (logo depois vem a Matriz de Santo Antônio).
Apesar de todo o seu tamanho, ela não é uma das mais visitadas da cidade, mas é de grande importância para a história de Tiradentes.
Ela tem uma construção bem simples, com uma fachada branca e azul, e não possui torres. Mas é lá que um dos maiores compositores do século XVIII foi sepultado: Manuel Dias de Oliveira, falecido em 1813.
Capela de Nossa Senhora das Mercês
Com seu estilo rococó, a Capela de Nossa Senhora das Mercês também é datada no final do século XVIII.
Apesar da fachada simples em branco e amarelo, seu interior é magnífico, repleto de pinturas de Manoel Victor de Jesus.
Por conta do seu extenso gramado, é muito comum encontrar crianças brincando, principalmente no fim de tarde ou aos finais de semana.
Largo das Forras
Parada obrigatória no centro histórico, a praça Largo das Forras é um dos principais pontos turísticos de Tiradentes. Ela está repleta de bares, restaurantes e lojinhas de artesanato.
Por aqui, você também vai conhecer a Capela do Bom Jesus da Pobreza, construída em 1782. Ela é bem pequenininha e possui uma arquitetura barroco-rococó. No interior, há um altar de madeira com Jesus Cristo na cruz, rodeado por pinturas de flores coloridas.
E para quem procura o que fazer em Tiradentes à noite, é no Largo das Forras que acontece o agito noturno, nos bares e restaurantes que vão seguindo pela Rua Ministro Gabriel Passos.
A ABCVANS oferece serviço de transporte de passageiros de Vans,Microonibus,onibus,minivans e carros executivos. Então não perca tempo e venha conhecer Tiradentes conosco agora mesmo.
faça o seu orçamento:https://wa.me/message/IPVFTRELZHOZA1