Aluguel de van para o Estadio do Morumbi

Aluguel de van para o Estadio do Morumbi

O sonho de construir um grande estádio se tornou realidade. A ideia inicial era a área onde hoje está o parque do Ibirapuera, na época uma área encharcada, mas o vereador Jânio Quadros posteriormente impediu que o clube recebesse a área da prefeitura. O local escolhido foi uma área do Quintal Leonor, região do Morumbi, praticamente desabitada, que estava em processo de incorporação imobiliária.

Em 15 de agosto de 1952, Monsenhor bastos abençoou o terreno e iniciou-se a campanha para a construção do estádio do Morumbi. Foi eleita uma comissão composta pelo presidente Cicero Pompeu de Toledo e pelos seguintes nomes: Piragibe Nogueira-Comum (vice-presidente); Louis Cássio dos ārya (secretário); Amadora Aguiar (tesoureiro); Altino de Castro Lixa, Carlos Alberto Gomes Cardim, Louis Campos Aranha, Manuel Raimundo Pais de Almeida, Osvaldo Artur Bratke, Roberto Gomes Pedrosa, Roberto Barros Lixa, Marcos Gasparian, Paulo Machadinha de Carvalho-Vermelho e Peter França Filha Cacete.

A venda do Canindé (vendido à português de Desportos em 1956) foi utilizado como material de construção. Todos os recursos do São Paulo Futebol Clube também foram invertidos na construção do estádio do Morumbi, deixando o time em segundo plano. A construção do novo estádio começou em 1953.

Um grande sonho chamado tricolor estava sendo construído. O projeto do estádio do Morumbi foi idealizado pelo arquitecto Vilanova Artigas, um dos principais representantes da “escola de São Paulo” de arquitetura moderna.

Alguns números do gigantismo do estádio do Morumbi são impressionantes: para o desenvolvimento do projeto foram necessários 370 folhas de papel vegetal; cinco meses foram dedicados o terraplenagem e escavações, com deslocamento de 340.000 metros cúbicos de terra; um fluxo foi canalizado; o volume de concreto utilizado equivale à construção de 83 prédios de dez andares; os 280.000 sacos de cimento usados, colocados lado a lado, sobrepor a distância de São Paulo ao Rio de Janeiro; 50.000 toneladas de ferro, o suficiente para dar duas voltas e meia ao redor da terra.

O Estádio do Morumbi já recebeu grandes concertos musicais como o megashow do Queen em 1984, o da cantora Madonna em Novembro de 1993, durante a polêmica turnê “The Girlie Show” e em Fevereiro de 2006 com dois concertos da banda irlandesa U2, na turnê “Vertigo”.

Estádio do Morumbi – Em um determinado momento, uma troca foi proposta pela prefeitura que ficaria com o Estádio do Morumbi e o São Paulo Futebol Clube, com o Pacaembu. Mas Laudo Natel, apoiado por toda a diretoria, prosseguiu a batalha, após a morte de Cícero Pompeu de Toledo. Tanto esforço para construir o maior estádio particular do mundo, merecia uma grande festa de inauguração.

Estreia do Estádio do Morumbi

A partida que inaugurou o estádio aconteceu no dia 2 de outubro de 1960. O São Paulo Futebol Clube venceu o Sporting Lisboa, por 1×0. O árbitro da partida inaugural foi Olten Aires de Abreu.

O primeiro gol do Estádio do Morumbi foi marcado por Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia), aos 12 minutos de jogo, diante de 56.448 pessoas que lotavam o estádio do Morumbi ainda inacabado.

O objetivo principal era abrigar 120 mil pessoas, com renda de Cr$7.868.400,00, recorde em amistosos na época.

O São Paulo Futebol Clube jogou com: Poy; Ademar, Gildésio e Riberto; Fernando Sátiro e Vítor; Peixinho, Jonas (Paulo), Gino Orlando, Gonçalo (Cláudio) e Canhoteiro; técnico Flávio Costa. O Sporting Lisboa formou com: Aníbal; Lino e Hilário; Mendes, Morato e Júlio; Hugo, Faustino, Figueiredo (Fernando), Diego (Geo) e Seminário; Téc. Alfredo Gonzalez.

A inauguração total do Estádio do Morumbi ocorreu no dia 25 de janeiro de 1970. A partida de comemoração foi entre São Paulo Futebol Clube e Porto, de Portugal, e terminou empatada em 1 a 1. Vieira Nunes abriu o placar para a equipe portuguesa, aos 32 minutos de jogo. Miruca empatou para o São Paulo Futebol Clube aos 35 minutos do primeiro tempo. O árbitro da partida foi José Favilli Neto e o público foi de 107.069 espectadores presentes (59.924 pagantes).

O jogo teve a presença do presidente da República, o general Emílio Garrastazu Médici, e do governador paulista, Abreu Sodré. Era o auge da ditadura militar.

O São Paulo Futebol Clube jogou com: Picasso; Édson, Jurandir, Roberto Dias e Tenente; Lourival e Gérson; Miruca (José Roberto), Toninho, Téia (Babá) e Paraná (Claudinho); técnico Zezé Moreira. O Porto formou com: Vaz; Acácio, Valdemar, Vieira Nunes e Sucena; Pavão e Rolando; Gomes, Chico (Seninho), Pinto (Ronaldo) e Nóbrega.

Após esta inauguração o Estádio do Morumbi passou a ser chamado de “o maior estádio particular do mundo”, apesar da redução de sua capacidade de 120 para 85 mil espectadores nos anos 90, por medida de segurança. Entre 1994 e 1996 o estádio do Morumbi passou por uma série de reformas para melhorias na estrutura (que apresentava falhas) e para a colocação de assentos nas arquibancadas e nas chamadas “gerais” e teve a capacidade reduzida em 10 mil pessoas.

O nome oficial é Estádio Cícero Pompeu de Toledo, em homenagem ao ex-jogador, dirigente e presidente do São Paulo Futebol Clube.

Após a histórica conquista do tricampeonato continental (Copa Libertadores da América) em 2005, é carinhosamente chamado pelos torcedores de Moruntri.

Em dezembro de 1951, a área foi adquirida pelo São Paulo Futebol Clube. Em 1952, o presidente do clube, Cícero Pompeu de Toledo, procurou Laudo Natel, diretor do Bradesco, propondo-lhe que assumisse o clube administrativamente.

A ABCVANS oferece o melhor serviço de transporte de vans, Microonibus,onibus, minivans, e Carros executivos. então não perca tempo e venha conhecer o Estadio do Morumbi.

Faça seu orçamento agora mesmo:https://wa.me/message/IPVFTRELZHOZA1

Podemos guardar cookies?

Clicando em "Sim" você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para promover marketing personalizado, melhorar sua navegação e experiência em nosso site. Acesse nossa Política de privacidade.

Desenvolvido por PandoraWs