Alter do Chão, no Pará, ganhou fama mundial depois de ter sido eleita pelo jornal The Guardian como um dos mais belos destinos entre as praias no Brasil, à frente de paraísos como Fernando de Noronha. Inusitado? Sim! Mas a verdade é que Alter do Chão tem mesmo praias dignas dos mais esplendorosos cenários do país e, vale ressaltar, tudo cercado pelo intenso verde amazônico e regado a muita água doce dos rios Tapajós e Arapiuns. Aproveite os magníficos rios paraenses e mergulhe sem medo de ser feliz! O Pará te espera com bancos de areia branquinha, banhos de rio inesquecíveis, florestas encantadas e, claro, uma culinária espetacular!
Pensar em um destino de praias na região norte do Brasil pode dar a impressão de se tratar de uma viagem muito complexa. Nada disso! Alter do Chão é bem mais fácil de conhecer do que você imagina. E para ajudar nesta viagem (que, garantimos, será uma das melhores da sua vida), preparamos um post cheio de dicas para conhecer Alter do Chão e seus arredores. Explicamos aqui tudinho sobre como chegar; a melhor época; quais praias visitar praias; pousadas e hotéis para hospedagem; como realizar os passeios e, claro, o que fazer em Alter do Chão. Vamos lá!
Melhor época para ir a Alter do Chão
Esta é a informação mais importante para quem pretende conhecer a região. Alter do Chão é o tipo de destino em que faz muita diferença a época do ano da viagem, já que a região muda completamente de paisagem a depender do volume de chuvas. A melhor época para ver as famosas praias de rio (principais atrações da região, que engloba também Santarém e Belterra) é o chamado verão amazônico, temporada seca que vai de agosto a dezembro. Já quem busca passeios de barco em meio à floresta e quer ver muita vida animal, o mais recomendado é viajar no inverno amazônico, temporada de chuvas que vai principalmente de janeiro a julho.
Em Alter do Chão vá a muitas praias
A areia fina e clara que surge à beira dos rios Tapajós e Arapiuns no período da seca forma um maravilhoso conjunto de praias nos arredores de Alter do Chão. São tantas faixas e pontas de areia que adentram a água doce que muitas delas nem nome têm. As mais famosas, quase sempre, oferecem restaurantes ou quiosques para os turistas. Outras, mais desconhecidas, presenteiam os visitantes com ambiente inóspito e a sensação de que estamos em um paraíso particular. Seja qual for o seu tipo de praia, temos a certeza de que ela será linda! E quanto mais praias você for, mais momentos inesquecíveis irá colecionar. Lembrando sempre que as praias em Alter do Chão aparecem apenas no período da estiagem, quando o nível dos rios baixa e as faixas de areia surgem esplendorosas.
Ilha do Amor
A Ilha do Amor é o principal destino dos turistas que chegam a Alter do Chão. Apesar do nome, a “ilha”, na verdade, é uma ponta de areia ligada ao continente, onde de um lado está o Lago Verde e do outro o Rio Tapajós. Cercada por simpáticos barquinhos coloridos e bem de frente para a vila, essa é a praia mais popular de Alter do Chão. Nos finais de semana de sol ela costuma ficar bem cheia (os moradores da região também curtem a praia), mas durante a semana o ambiente é bem tranquilo e muitas vezes deserto.
Especialmente interessante para quem gosta de praia com infraestrutura, a Ilha do Amor é repleta de quiosques e serviços, como o aluguel de caiaques. Para sair do movimento de turistas, basta caminhar por alguns minutos e a praia já estará deserta. Ao final da tarde, não deixe de ver o entardecer que acontece na faixa de areia voltada para o Rio Tapajós. O espetáculo está entre os mais bonitos da região. Ah! Vale dizer que para chegar à Ilha do Amor será preciso passar por um pequeno trecho de água. São poucos metros que podem ser percorridos com uma travessia de barco, nadando ou a pé, a depender da época do ano.
Morro da Piraoca
Se você já estiver na Ilha do Amor, aproveite e siga a trilha até o Morro da Piraoca. Maior morro da região, ele reina em meio à vegetação amazônica e oferece visão 360º para os arredores de Alter do Chão, de onde se pode ver o Lago Verde, o Lago das Piranhas, a Ponta do Cururu e o imponente Rio Tapajós, além, é claro, de toda Alter do Chão.
A subida para o Morro da Piraoca é bem tranquila e a trilha – contando o tempo a partir da vila de Alter do Chão – leva menos de uma hora em percurso a pé. O trajeto passa pela Ilha do Amor e segue até a placa indicativa de caminho para a subida. Diversos passeios fazem parada já de frente para o início da trilha do morro, o que encurta bastante o tempo do passeio.
A ABCVANS oferece o melhor serviço para alter do chão, então voce que quer passar um otimo final de semana em praias maravilhosas não perca tempo e faça um orçamento conosco.