Santo Antônio do Pinhal é uma cidade que tranquilamente pode ser enquadrada dentro da categoria de “destinos de charme”. A 1143 metros de altitude, não é à toa que recebeu o título de “Charme da Serra”.
Considerado como Estância Climática pelo governo estadual de São Paulo, possui as montanhas, colinas e morros da Serra da Mantiqueira como pano de fundo de grande parte dos pontos turísticos.
Sua origem data do ano de 1860, após disputas entre moradores do antigo Bairro de Pinhal, pertencente a São Bento do Sapucaí. A cidade conquistou sua emancipação em 1960, data que marca o início da prosperidade econômica do destino.
De ritmo mais tranquilo, é muito cobiçada por casais e famílias que preferem um clima mais sossegado para viajar.
Além disso, é um destino de refúgio para aqueles que buscam fugir do agito e badalação de Campos do Jordão, que está a apenas meia hora de estrada.
Com um centrinho super charmoso, os destaques vão para os passeios ao ar livre e para o roteiro de ateliers de arte, artesanato e restaurantes de cozinha local, com vistas privilegiadíssimas das montanhas.
Onde fica Santo Antônio do Pinhal
Santo Antônio do Pinhal está no Vale do Paraíba, a 179 km de São Paulo e a 324 km do Rio de Janeiro. O destino também está próximo a cidades muito procuradas do estado paulista, como Taubaté (a 33 km) e Campos do Jordão (a 29 km).
Ao procurar o que fazer em Santo Antônio do Pinhal, você chegará à conclusão de que grande parte dos passeios e atrações turísticas possuem a natureza da Serra da Mantiqueira como paisagem principal.
A cidade faz parte de uma região considerada como Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira. Então, mesmo que você não se aventure por alguma trilha ou passeio na natureza local, o clima de montanha é marca registrada do destino.
- Roteiro verde | Contempla as atividades que podem ser feitas ao longo da Estrada do Lageado, como ateliers de arte, a própria Cachoeira do Lageado e lugares ótimos para relaxar, como o Recanto das Orquídeas e Casa da Mata.
- Roteiro azul | É o mais indicado para conhecer mais sobre as produções locais a partir de ingredientes típicos da cidade. Ele conta com diversas lojas que vendem cachaças e cervejas artesanais, cerâmicas, trutas, doces, geleias e muito mais.
- Roteiro vermelho | Esse reúne os passeios mais próximos ao centro, como o Boulevard Araucária, Praça do Artesão, Jardim dos Pinhais e Igreja Matriz.
- Roteiro marrom | É o mais curtinho, com apenas quatro atrações. Mas é nele que se situa o Pico Agudo, o ponto turístico mais famoso e procurado de Santo Antônio do Pinhal.
Jardim dos Pinhas Ecco Parque
Com 14 hectares e 82 mil m² de paisagismo, o Jardim dos Pinhais Ecco Parque é uma das paradas obrigatórias quando falamos sobre o que fazer em Santo Antônio do Pinhal – principalmente se você é daqueles que ama tirar milhares de fotos na viagem.
Considerado como o 1º parque de jardins temáticos do país, possui um circuito de 1200 m com oito jardins: desértico, japonês, montanhês, tropical, sensitivo, canadense, italiano e o das bolhas.
O passeio dura 40 minutos, e passa por paisagens com vistas lindíssimas de Serra da Mantiqueira. Pode ser feito tranquilamente de forma autoguiada, mas o parque oferece guias caso você queira conhecer um pouco mais sobre curiosidades do local e da vegetação.
Além dos jardins, o local possui um espaço para meditação, cascata, lago, auditório ao ar livre, passeios de quadriciclo, orquidário e um quiosque que serve lanches e bebidas.
Cachoeiras em Santo Antônio do Pinhal
O ecoturismo é outro lado super forte do turismo na cidade, e as cachoeiras em Santo Antônio do Pinhal não podem ser deixadas de lado!
Com o clima típico de serra que se faz presente em todas as atrações turísticas do destino, as cachoeiras aqui têm um ar tranquilo e são boas para banho.
Sejam as mais próximas ou mais distantes da região central, são ótimas para passar uma tarde em família, com os amigos ou em casal.
Cachoeira do Lageado
Com uma queda de 18 m de altura formando uma piscina natural rasinha e perfeita para banho, é uma das cachoeiras mais visitadas em Santo Antônio do Pinhal.
Como é a de acesso mais fácil, em dias mais quentes a Cachoeira do Lageado costuma ficar bem movimentada, principalmente no período da tarde.
Além daquela que existe em sua base, diversas piscinas naturais se formam mais perto do topo, podendo ser acessadas através de uma trilha localizada ao lado oposto da queda.
Conta com uma boa estrutura turística, com banheiros, lanchonete e áreas para piqueniques.
E atenção: por lá é proibido fazer churrasco e entrar com caixas de isopor, bolsas térmicas e bebidas, o consumo deve ser feito exclusivamente na lanchonete.
Trilhas em Santo Antônio do Pinhal
Assim como as cachoeiras, as trilhas também fazem parte do lado natural dos pontos turísticos de Santo Antônio do Pinhal.
Passando por diversas atrações turísticas, caminhos históricos e lugares com vistas incríveis, são uma boa opção para conhecer mais sobre a cidade e a região.
Trilha do Matão
Com duração de aproximadamente 1h, sendo 30 minutos passando dentro da mata, é a mais indicada para ir com crianças.
De nível fácil, a Trilha do Matão consiste em um passeio super tranquilo, com cerca de 2 km de extensão.
Seu início se dá na estrada de Santa Cruz, no centro da cidade. Além disso, passa por um ponto de 1124 m de altitude.
A ABCVANS oferece o melhor serviço para os nossos clientes, então voce que quer passar um tempo na natureza em Santo Antônio do Pinhal não perca tempo e faça um orçamento conosco agora mesmo.