Aluguel de van para Porto Alegre
Passear a pé pelo Centro Histórico, assistir ao pôr do sol na orla do Guaíba, passar uma tarde de fim de semana no Parque da Redenção ou almoçar em uma tradicional churrascaria são só algumas opções de o que fazer em Porto Alegre. A programação cultural, boa gastronomia e atividades ao ar livre fazem da capital do Rio Grande do Sul um destino atraente para se passar um fim de semana, feriadão ou fazer uma escala demorada antes ou depois de seguir viagem para Gramado, Canela, Vale dos Vinhedos, e outros destinos perto de Porto Alegre.
Conhecer o Centro Histórico
Localizado às margens do Lago Guaíba, o Centro Histórico reúne boa parte das principais atrações de Porto Alegre. Entre o Mercado Público e a Usina do Gasômetro, estão a Praça da Alfândega onde se situam os museus Santander Cultural e o MARGS (Museu de Artes do Rio Grande do Sul), além da famosa Rua da Praia, que concentra um grande número de lojas e a Casa de Cultura Mario Quintana, antigo hotel que serviu de residência ao poeta Mario Quintana e, hoje, abriga um centro cultural. No Centro Histórico também está a Praça da Matriz, região onde estão prédios do governo estadual, como o Palácio Piratini e a Assembléia do Estado, além da Catedral Metropolitana e do Teatro São Pedro.
Visitar o Mercado Público de Porto Alegre
Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre segue sendo um dos principais centros de compras – principalmente de alimentos – de Porto Alegre. Vale a pena visitar o prédio histórico, que faz parte do Patrimônio Histórico da capital gaúcha e atentar-se principalmente às bancas que vendem produtos tradicionais do Rio Grande do Sul, como cuias, diferentes tipos de erva-mate, charque e outras iguarias – quem sabe seja a oportunidade de voltar de viagem com lembrancinhas tipicamente gaúchas.
Uma boa pedida é almoçar em um dos restaurantes, que servem os mais variados gostos: de comida japonesa, passando pela macrobiótica, à autêntica portuguesa, além dos famosos a la minuta, como os porto-alegrenses chamam o PF (prato feito).
Almoçar em um dos restaurantes mais antigos do Brasil
No centrão de Porto Alegre, em um dos espaços dentro do emblemático Mercado Público da capital gaúcha, está um dos restaurantes mais antigos do Brasil que segue em funcionamento. É o Gambrinus, fundado em 1889, mesmo ano em que a República foi instaurada no país. Com o cardápio voltado para a culinária portuguesa, um dos pedidos clássicos por lá é o Bacalhau à Gomes de Sá. Durante a semana, o restaurante tem sugestões do dia, que vão desde feijoada e língua ensopada à tainha recheada com camarão.
Visitar a Casa de Cultura Mario Quintana
Um dos mais importantes centros culturais de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana, localizada no Centro Histórico, já foi um hotel. Desta época, o que sobrou foi o quarto do poeta gaúcho Mario Quintana, com seus pertences ainda postos sobre os móveis. Os demais cômodos viraram salas que hoje abrigam biblioteca, espaço de estudo, cursos variados, salas de cinema e um jardim dedicado ao ambientalista gaúcho José Lutzenberger. No último andar, os visitantes encontram ainda o Lola Bar, restaurante de tapas, de onde é possível admirar uma bela vista do Guaíba. E logo na entrada da CCMQ está uma das livrarias mais legais de Porto Alegre, a Taverna.
Passear pela orla do Guaíba e assistir ao pôr do sol
Você irá notar: os porto-alegrenses são muito orgulhosos do espetáculo que é o pôr do sol às margens do Lago Guaíba. Nos fins de semana, a avenida que costeia o lago, a Beira-Rio, é fechada para carros e dá espaço a ciclistas, skatistas, pedestres e moradores em geral, que munidos de uma garrafa térmica e uma cuia de chimarrão, contemplam o sol desaparecer no horizonte.
Junto à orla, aproveite para conhecer o centro cultural Usina do Gasômetro (antiga usina termelétrica), localizada na região mais central. Perto do famoso Gasômetro, está a revitalizada Praça Julio de Mesquista, que em alguns fins de semana recebe o público com feirinha, músicas e food trucks. Outro lugar que merece sua visita é o Cais Embarcadero, um espaço de entretenimento e gastronomia às margens do Guaíba. Ali estão filiais de alguns dos mais conhecidos restaurantes porto-alegrenses, como o Eat Kitchen, o 20BARRA9 e o Press.
Visitar o Museu Iberê Camargo
Projetado pelo famoso arquiteto português Álvaro Siza, a Fundação Iberê Camargo reúne obras do importante artista plástico gaúcho Iberê Camargo, além de abrigar exposições itinerantes. De dentro, os blocos de concreto que forma o moderno prédio são recortados por pequenas janelas de vidro, de onde é possível espiar o Guaíba, logo ali à frente. De quebra, no primeiro piso há um café, que serve refeições, lanches e uma belíssima vista. Boa pedida para assistir ao pôr do sol no fim da tarde!
Domingo no Brique da Redenção
É nos fins de semana que os porto-alegrenses ocupam os parques e ruas da cidade. E entre os espaços públicos mais movimentados está o Parque Farroupilha, também chamado de Redenção. Localizado na região central da cidade, o parque com certeza é um dos motivos pelos quais Porto Alegre é considerada uma das capitais mais arborizadas do Brasil – com destaque especial para a época da primavera, quando as árvores ganham tons rosados.
Sobre cangas esticadas no gramado da Redenção (assim como em outros parques da cidade, como o Parcão e o Marinha do Brasil), moradores tomam chimarrão, brincam com seus pets e passam a tarde aproveitando a vida ao ar livre. Nos sábados de manhã, uma feira orgânica toma conta de uma das laterais do parque, na Rua José Bonifácio. Aos domingos, é a vez do Brique da Redenção, a mais famosa feira de Porto Alegre, que reúne artesanato e antiguidades.
Museu de Ciências e Tecnologia da PUC
Famílias que viajam com crianças podem reservar um período para visitar o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC). As diversas exposições aliam ciência e tecnologia e convidam o visitante a interagir com os experimentos.
Visitar os estádios do Grêmio e do Internacional
Para os amantes do futebol, vale uma visita aos estádios dos dois mais famosos times gaúchos: o Grêmio e o Internacional. Inaugurada em 2012, a Arena do Grêmio está localizada em uma região próxima ao Aeroporto Salgado Filho e tem capacidade para mais de 55 mil torcedores. Na Arena é possível visitar o Museu do Grêmio e também fazer um tour de bastidores (com grupos fechados e por um valor um pouco salgado) pelos vestiários, corredores e interior do estádio.
Já o Estádio Beira-Rio, a casa do Internacional, fica às margens do Guaíba (bem próximo ao Museu Iberê Camargo). O estádio também oferece visita guiada e há um museu e uma loja de artigos colorados.
A ABCVANS oferece o melhor serviço de aluguel de Vans, Micro-Onibus, Onibus e Minivans. Então você que quer passar um final de semana em Porto Alegre não perca tempo e faça um orçamento conosco agora mesmo.
Faça seu orçamento agora mesmo: https://wa.me/message/IPVFTRELZHOZA1