Bem pertinho de São Paulo, a apenas 110km da capital, está Bertioga, que todo ano recebe turistas que se encantam com suas praias.
Bertioga é um dos destinos turísticos mais visitados no litoral paulista – e os motivos para isso vão muito além de seus 33 km de praias e sua beleza natural.
Bertioga é uma cidade de ótima estrutura comercial, boa rede de restaurantes, bares e botecos tanto pé na areia quanto na agitada vida noturna – e além disso oferece inúmeros passeios e opções de ecoturismo.
Além disso, Bertioga conta com uma ótima infraestrutura de hospedagens, oferecendo desde hotéis e pousadas, passando por chalés e suítes até apartamentos e casas para temporada.
Neste prático Guia de Bertioga você irá encontrar diversas opções de o que fazer na cidade com todos os seus pontos turísticos incluindo suas praias, eventos, shows, trilhas, além de dicas, hotéis e pousadas e como chegar nessa linda cidade litorânea.
Nos preocupamos em falar sobre cada aspecto de Bertioga para que você tenha em mãos informações ricas e de qualidade.
Com mais de 90% de seu território em preservação permanente, a Estância Balneária de Bertioga reserva a moradores e turistas uma experiência sem igual quando o assunto é natureza e história.
É destino certo de quem quer conhecer o valor da cultura caiçara, tão característica no litoral brasileiro.
Mas o maior atrativo de Bertioga é a natureza.
Bertioga possui grande área de Mata Atlântica preservada, onde se destacam ambientes como manguezais, floresta nativa, rios, lagos, cachoeiras e mais de 33 quilômetros de praias como a Enseada, Indaiá, Guaratuba, Boracéia, Itaguaré e a badalada Riviera de São Lourenço.
O circuito com os pontos turísticos de Bertioga inclui o Forte São João, SESC Bertioga, Casa da Cultura, Aldeia Indígena Ribeirão Silveira, a Vila de Itatinga e o Canal de Bertioga.
Mas o maior atrativo de Bertioga é a natureza.
Bertioga possui grande área de Mata Atlântica preservada, onde se destacam ambientes como manguezais, floresta nativa, rios, lagos, cachoeiras e mais de 33 quilômetros de praias como a Enseada, Indaiá, Guaratuba, Boracéia, Itaguaré e a badalada Riviera de São Lourenço.
A cidade também é conhecida pelos shows e eventos realizados principalmente na praia da Enseada, próximo ao centro comercial.
Os principais eventos em Bertioga são o Festival da Tainha, Festa do Camarão e o Encontro Internacional do índio, realizado todo ano no dia 19 de abril, dia do índio.
A região também conserva a cultura indígena através de sua tribo guarani Terra Indígena Ribeirão Silveira.
Praias de Bertioga
Quando falamos de Bertioga, a primeira imagem que vem na cabeça é de praia.
E não é por nada!
São 33 km de praias ideais para o banho de mar com a família e para o turismo de acessibilidade.
Portanto, as lindas praias de Bertioga atendem a todos os gostos, desde praias com bastante agito e público jovem, praias com uma boa infraestrutura, com quiosques que oferecem duchas e banheiros para seus clientes, ótimas para famílias, outras isoladas e até desertas.
Também possui praias com mar calmo, ótimas para banhistas e para famílias que podem relaxar enquanto as crianças brincam e se divertem.
1 – Praia de Boracéia
A Praia da Boracéia fica na divisa dos municípios de Bertioga e São Sebastião, sendo dividida entre os dois.
A Boracéia é uma praia extensa, com cerca de 4,7 km.
Possui areia compactada e de mar bem aberto e calmo, próprio para banhistas e famílias e muito procurada para caminhadas à beira-mar.
O Morro da Ponta da Boracéia encobre pequenas praias selvagens onde fica a Reserva Indígena do Rio Silveiras, com tribos de índios Guaranis.
É comum encontrar os indígenas comercializando artesanato e outros produtos na região urbana da praia.
2 – Praia da Enseada
A Praia da Enseada fica no centro urbano e comercial de Bertioga.
Tem 12 km de extensão, com faixa de areia larga, clara e batida, mar limpo e aberto, bastante procurada por banhistas e famílias por ser ótima para crianças.
A exceção fica por conta da região próxima ao Canal de Bertioga, onde há grande fluxo de embarcações e não é indicada para banhistas.
A orla conta com inúmeros restaurantes e bares, estacionamentos e bicicletários.
3 – Cantão do Indaiá
O Cantão do Indaiá é na realidade o final da Praia da Enseada, o canto esquerdo para ser mais específico, antes da Praia de São Lourenço.
Com águas bastante límpidas e tranquilas, é excelente para banhistas, famílias e crianças.
A fauna marinha é outro atrativo, com muitas espécies de peixes e outros animais aquáticos, o que atrai os mergulhadores. E também é uma praia muito procurada por praticantes de esportes a vela.
No local há uma infraestrutura turística, com bares, restaurantes e pousadas. A vista para o mar é valorizada pela presença das ilhas da Vitória e Búzios.
4 – Praia de Guaratuba
A Praia de Guaratuba fica a cerca de 30 minutos do centro de Bertioga no sentido norte (São Sebastião).
Seu mar aberto com águas cristalinas criam um lindo cenário de lazer para a família.
Praia extensa cercada de condomínios residenciais, mas a entrada é livre sendo necessário apenas informar o nome e a placa do carro.
A Guaratuba forma com a praia de Itaguaré uma faixa contínua de cerca de 8 km.
Do lado esquerdo fica a barra do rio Guaratuba. Sua larga faixa de areia compactada e mar calmo é ótima para caminhadas, banhistas e famílias.
Na praia é possível encontrar ambulantes vendendo petiscos, bebidas.
Na Guaratuba é proibido acampar, o tráfego de carros e veículos náuticos a motor, além de animais — um local para o lazer sempre respeitando as regras de meio ambiente.
5 – Praia de Itaguaré
A Praia de Itaguaré fica a 20 km do Centro de Bertioga, depois da Riviera de São Lourenço e antes da Guaratuba.
É definitivamente o melhor destino para quem quer um contato com a natureza intocada. Está preservada por lei com a criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb).
Sendo assim, é uma praia de baixa visitação, sem condomínios residenciais.
É também bastante procurada para o surf graças às suas ótimas ondas.
Aliás, aqui vale um aviso!
Fiquem atentos às correntezas e a profundidade que pode mudar rapidamente, não recomendamos entrar na água.
Apenas nadadores exterienentes entram neste mar de ondas fortíssimas.
O acesso é feito na própria rodovia, ao lado da ponte do rio Itaguaré, onde se segue por via secundária de terra. Neste ponto o rio forma um pequeno estuário denominado lagoa Seca.
Com cerca de 3 km, Itaguaré oferece também pontos para os banhistas – onde o rio encontra o mar há um banco de areia formando uma piscina de água doce e salgada, neste ponto não tem muita onda.
Mas ainda sim, todo cuidado deve ser tomado, o rio também pode estar com correntezas fortes.
Tome sempre todas as medidas de segurança na praia!
Nas proximidades dos riachos que deságuam na praia são oferecidos caiaques e canoas para locação.
6 – Praia de São Lourenço ou Riviera de São Lourenço
A Praia de São Lourenço mistura a tradição do bairro de São Lourenço e a modernidade do empreendimento sustentável mais famoso do Brasil, a Riviera de São Lourenço.
Aliás, tão famoso que muitas pessoas chamam a Praia de São Lourenço de Riviera de São Lourenço!
Quem busca relaxamento, descanso e muita diversão vai adorar conhecer Riviera.
A praia possui ótima infraestrutura, com muitos hotéis, pousadas, bares, restaurantes e baladas.
O que fazer em Bertioga
As praias de Bertioga são paradas obrigatórias, aliás, o atrativo principal da cidade, porém existem outras opções de o que fazer em Bertioga.
Isso mesmo, Bertioga possui diversas opções de passeios e lazer para você escolher e se divertir, como: bares, baladas, trilhas e pontos turísticos como o famoso Forte São João, a Aldeia Indígena e também passeios de escuna.
1 – Passeio de escuna em Bertioga
Tem vontade de fazer um passeio de escuna em Bertioga?
As embarcações partem do Píer de Bertioga e circulam por praias e ilhas, com paradas para banhos. Entre os passeios mais bacanas está o que leva à praia de Iporanga.
Nos finais de semana, as embarcações partem da balsa e costeiam o litoral até Iporanga, onde há pausa para banho em alto mar.
No caminho, você visualiza as belas praias da região da Serra do Guararu.
A Escuna Genesis é uma opção para quem quiser fazer passeio de escuna em Bertioga.
Tem capacidade para até 130 pessoas e lá você ainda visita diversas ilhas e praias e ainda se descontrai pescando e comendo um churrasco.
2 – Balada Pucci Riviera
Se você está a procura de um pouco mais de agito e público jovem, o Pucci é o lugar certo pra você.
O Pucci está presente no mercado desde 1999, realizando eventos para diversos públicos e momentos: baladas, eventos pessoais ou empresarias, casamentos, aniversários e outros.
3 – Forte São João
Você sabia que Bertioga teve grande importância no desenvolvimento histórico do país?
O Forte São João representa essa importância histórica e definitivamente é um passeio para quem gosta de história e cultura, recebendo cerca de 50 mil visitantes por ano.
Foi a primeira fortaleza erguida no Brasil, construída em paliçada de madeira.
Inicialmente era chamado de Forte São Thiago e foi construído em 1532, a mando do colonizador português Martin Afonso de Souza.
Após um ataque indígena que resultou em sua destruição, foi reerguido em alvenaria no ano de 1547.
Em 1765, passou a ser chamado de Forte São João, devido a uma capela erguida em homenagem a este santo, e o nome permanece o mesmo até hoje.
Após 408 anos de sua construção, em 1940 o Forte São João foi declarado como patrimônio histórico, tombado oficialmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), recebeu obras de restauração.
Após longo período fechado à visitação, em 2000, depois de outro processo de restauro, foi reaberto ao público.
Além de sua beleza arquitetônica, a fortaleza está integrada a natureza local, como o canal de Bertioga, Praia da Enseada e o Parque dos Tupiniquins.
Diversos artefatos estão expostos no Forte São João:
Armadura medieval, réplica trazida por Martim Afonso de Souza de Portugal. Canhões de murada, espadas, arcabuzes, capacetes de soldados, entre outros artefatos utilizados pelos portugueses, fazem parte da história da fortaleza.
4 – Aldeia do Rio Silveira
Na divisa de Bertioga com o município de São Sebastião, encontra-se um registro vivo da história do Brasil.
Lá, estão as Terras Indígenas do Rio Silveira, que hoje abrigam cerca de 500 índios da etnia Guarani.
A aldeia está localizada na Praia de Boracéia e no local as famílias cultivam palmito e plantas ornamentais, produzem artesanato e mantém acesa a chama do conhecimento da sua cultura, promovendo danças, músicas e culinária típica.
A ABCVANS oferece o melhor serviço de transporte de Vans, Micro-onibus, Onibus e Minivans. Então voce que quer passar um tempo em Bertioga não perca tempo .