Locais para viajar: Lençois Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino certo para ajudar a recuperar o seu lado emocional ou para te tirar do eixo de vez, rs. E dizemos isso porque é impossível não cair de amores por esse lugar! Ao visualizar pela primeira vez as lagoas dos Lençóis Maranhenses, você sentirá um mix de emoção indescritível. E vale cada sentimento que aquele cenário mágico, entre os melhores destinos do Brasil, é capaz de despertar nos viajantes.

Os Lençóis Maranhenses tem uma paisagem única em todo o mundo. Entre os passeios mais procurados na região, estão o Circuito Lagoa Bonita e o Circuito Lagoa Azul, além da visita à Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins. E nem só de lagoas vive o turismo por lá. Quem visitar os Lençóis Maranhenses poderá investir ainda em dias na praia do Caburé e na Praia de Atins, em passeios pelo Rio Preguiças e Rio Formiga e até na prática de kitesurfe, que anda crescendo muito na região. Tudo envolvendo percursos em veículos 4×4, lindas paisagens, águas transparentes e areia sempre fina e muito branca. E como se não bastasse, ainda é possível apreciar a imensidão da beleza local em um sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses. Experiência inesquecível e uma ótima dica de viagem pelo Brasil!

O que fazer nos Lençóis Maranhenses

São muitos os passeios no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Os mais comuns são as visitas a diferentes lagoas. Abaixo você confere alguns passeios selecionados a partir de cada uma das três cidades.

Lagoa Tropical

Lagoa Tropical é um dos highlights da viagem, um lugar verdadeiramente impressionante. Nesse passeio, os guias costumam deixar todos mais à vontade, o que é ótimo para curtir a paisagem, relaxar e nadar no seu ritmo.

Isso é diferentes dos circuitos, que te deixam livre somente por mais ou menos 15 minutos em cada lagoa. Ficar duas ou três horas curtindo um lugar como a Lagoa Tropical é uma das experiências mais incríveis de viajar nessa região.

 

Roteiro nos Lençóis Maranhenses

Para conhecer as três cidades principais dos Lençóis, seis dias seria um tempo recomendável. Mas como muita gente gosta de ir para lá em feriados, vale selecionar os passeios que você mais quer fazer e reduzir o roteiro.

Tente agendar a sua chegada em Barreirinhas par a aparte da manhã. Assim, você consegue fazer um passeio para as lagoas à tarde, e já ver o pôr do sol das dunas.

No dia seguinte, curta o passeio do Rio Preguiças e aproveite o deslocamento para ficar em Caburé, de onde você chega em Atins com uma viagem de 15 a 20 minutos de voadeira. Outra opção ainda é voltar para Barreirinhas e no dia seguinte sair super cedo para Atins (50 minutos de barco, ou 2 horas e meia de caminhonete).

Em Atins, faça o passeio para Lagoa Tropical pela manhã, um circuito no período da tarde e veja o pôr do sol das dunas. Uma boa ideia é fazer um passeio por dia e aproveitar a praia, o rio ou praticar kite surfe durante o resto do tempo.

Para ir a Santo Amaro, é preciso voltar para Barreirinhas e dali seguir viagem. Tente ficar pelo menos um dia inteiro por lá, para fazer o passeio da Betânia e o passeio Emendadas.

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

Existem 3 opções principais de locais para se hospedar nos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão.

A mais popular é Barreirinhas. Na cidade, há grande variedade de hotéis, pousadas, comércio e restaurantes. É a que tem melhor infraestrutura para o turismo, além de ser o ponto de partida para quem quer ficar em uma das outras duas cidades – Atins e Santo Amaro do Maranhão.

Se sua ideia é ter uma imersão maior no estilo de vida de região, Atins e Santo Amaro são as melhores opções de locais para buscar hospedagem. São vilarejos menores, muito mais tranquilos e com uma energia diferente.

Já Atins é uma cidade bem pé na areia, onde o mar se encontra com o Rio Preguiça e com os Lençois Maranhenses. Fica a cerca de 50 minutos de barco de Barreirinhas, ou 2 horas e meia de carro 4×4.

O vilarejo todo é bem rústico, mas existem ótimas opções de restaurante e hospedagem. Ah, e um fato curioso é que existem muitos franceses por lá, sejam eles donos de pousadas, turistas ou praticantes de kitesurfe.

Por último, outra opção é ficar em Santo Amaro. Até pouco tempo, o acesso para lá era bastante limitado, sem estradas, e isso acabou deixando a cidade mais desconhecida. Apesar disso, e ter uma infraestrutura limitada, é um excelente ponto de partida para passeios inesquecíveis.

De São Luís a Santo Amaro são mais ou menos quatro horas de carro, com a parte final do trajeto em carro especial (jangadas 4×4 capazes de atravessar rio e areia).

 

 

A ABCVANS oferece o melhor serviço para os nossos clientes, então voce que quer passar um feriado otimo em lençois maranhenses não perca tempo e faça um orçamento conosco agora.

 

 

Podemos guardar cookies?

Clicando em "Sim" você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para promover marketing personalizado, melhorar sua navegação e experiência em nosso site. Acesse nossa Política de privacidade.

Desenvolvido por PandoraWs